O Workshop transfronteiriço NASA SERVIR Amazonia da Universidade de Richmond combina conhecimento indígena e análise científica com tecnologia geoespacial para um futuro sustentável
A Equipe de Análise Espacial da Fronteira Amazônica (ABSAT) da Universidade de Richmond realizou dois workshops transfronteiriços próximos às fronteiras peruana e brasileira em 2022. O primeiro workshop, Serviços Ecossistêmicos e Dinâmica Socioambiental nos Territórios Indígenas Ucayali-Yurúa - Juruá, teve participação de 120 indígenas, SERVIR Amazônia, NASA, ACCA, Conservação do Alto Amazonas, ACONADIYSH, OPIRJ, Apiwtxa e UFAC-Campus Floresta. Os participantes combinaram conhecimento especializado indígena e análise científica com tecnologia geoespacial para ajudar a planejar um futuro sustentável nas bacias de Yurúa-Juruá e Ucayali, localizadas nas fronteiras do Peru e do Brasil.
El segundo taller, Corredores Transfronterizos y Servicios Ecosistémicos en la Amazonía Sudoccidental, con sede en la Universidad Nacional de Ucayali (UNU) contó con la presencia de mais de 40 participantes provenientes de 19 organizaciones tanto gubernamentales como sin fines de lucro, académicas e indígenas, todas ubicadas en Perú (Ucayali, Madre de Dios, y Lima), Brasil (Acre) y los EEUU. En este taller de NASA SERVIR Amazonia se entrenó a los participantes en el uso de Geo-Dashboards desarrollados por ABSAT, se actualizó y compartió la base de datos transfronteriza, y se construyó un conjunto de mapas transfronterizos sobre clima, disturbios forestales y áreas protegidas.
O segundo workshop, Corredores Transfronteiriços e Serviços Ecossistêmicos no Sudoeste da Amazônia, realizado na Universidade Nacional de Ucayali (UNU), contou com a participação de mais de 40 participantes de 19 organizações governamentais, ademais de organizações sem fins lucrativos, acadêmicas e indígenas, todas localizadas no Peru (Ucayali, Madre de Dios e Lima), Brasil (Acre) e USA. Neste workshop da NASA SERVIR Amazônia, os participantes foram treinados no uso de Geo-Dashboards desenvolvidos pela ABSAT, actualizaram um banco de dados transfronteiriço e construiram um conjunto de mapas transfronteiriços sobre clima, distúrbios florestais e áreas protegidas.
O SERVIR-Amazônia, uma iniciativa conjunta da NASA e da USAID, busca aumentar a capacidade local de conservação da Amazônia por meio do uso de tecnologia geoespacial. A Equipe de Ciências Aplicadas Spera da Universidade de Richmond (ABSAT) conectou o Espaço com a Comunidade por meio desses dois workshops focados em parceiros locais da Amazônia.
Consulte os links com legendas em espanhol e inglês